quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Sinais.

Não é porque as pessoas estão supostamente comemorando o nascimento de Jesus que vou falar sobre Maria. Eu vou falar sobre ela porque o Pai tem me levado a ler sobre histórias de mulheres que não tinham filhos, pela velhice, pela saúde ou porque simplesmente não era tempo, e Ele deu. E ela está arrolada neste grupo nas minhas últimas leituras. Ainda estou tentando entender o que Ele está querendo me dizer com esses paralelos.

Achei curioso.. Maria estava numa situação delicada. Ela tinha duas possíveis formas de pensar. A primeira era acreditar no mensageiro, de que tudo daria certo, apesar de se tratar de uma situação totalmente improvável e fantasiosa - ser engravidada por Deus, "uma grande heresia". A segunda seria negar, não querer o que lhe estava sendo preparado, porque ela poderia perder o seu futuro marido - a quem ela já devia amar - e a sua reputação. Entretanto, Deus sabia com quem Ele estava tratando. Ela foi escolhida. =)

Mas o que me chamou a atenção dessa vez foi o discurso de Gabriel: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus.

Essa resposta de Gabriel é devido à pergunta de Maria: "como isso acontecerá se sou virgem?". O que é legal é que ele explica como aconteceria e poderia parar por aí, mas, não satisfeito, ele dá a Maria um sinal de que as coisas já estão acontecendo. Ele fala de Isabel, uma mulher velha e estéril, tendo um filho. O que senti ao ouvir isso foi: "O Deus que garante o cumprimento desta loucura sobre você é o mesmo que já está tornando visível aquilo que era impossível a Isabel. Isabel é o seu sinal para que você perceba que Ele já começou a colocar em execução o planejamento dEle, que vai repercutir em você. "

Tanto que ele segue dizendo "pois nada é impossível para Deus".

Move o meu coração o cuidado de Deus conosco, sobre as coisas que Ele comunica. Ele sabe da nossa propensão à dúvida e ao medo, à incredulidade. E nos prepara, nos respalda com sinais, com links. Ele linka informações para não perdermos de vista aquela informação primeira, a principal, que ele não quer que ignoremos.

Ele não culpa Maria por sua preocupação, apenas a capacita com outro acontecimento. Da mesma forma ele fez com diversos outros. Com Paulo, Ele explicou com detalhes como encontraria Ananias em determinado local para que fosse curado da cegueira. Com Pedro, falou de Cornélio e o preparou com uma visão para que Ele pudesse entender que deveria servir aos gentios e participar da conversão deles ao cristianismo. Com Jeremias, Ele faz um trocadilho de palavras no idioma local (!!!) e lhe dá a imagem de uma árvore comum do local como lembrança da palavra que Ele anunciou sobre seu chamado... Com Jacó, deixa uma marca na coxa. Ele confirma para Gideão com fenômenos atípicos da natureza que é Ele mesmo que o está chamando de "poderoso guerreiro".

Somos tão reticentes com os sinais e com as ferramentas que Ele dá... Mas Ele sabe quando e o quanto precisamos delas. Ele sempre está disposto a concedê-las da melhor maneira.

Tente lembrar de algumas palavras aí. Com certeza você as tem. Se não as tiver, peça por elas.

Deus, anuncie as coisas do céu para mim. Quero uma direção sobre o que devo fazer, o que devo ser, para o que o Senhor me idealizou. Prepara-me com recursos e sinais do Espírito, que venham ao meu coração e subam à minha mente, tornando-se convicções daquilo que o Senhor está para cumprir. Quero cooperar com Teus propósitos. Que não seja por minha causa, mas por Tua causa. Sou teu servo. Que aconteça comigo conforme a Tua palavra. E que eu creia nas coisas que o Senhor há de avisar, porque são todas para Ti, ainda que em mim possa haver alegria por elas. Estou aqui por Ti. Cumpra em mim. Cumpra em mim.

Prepare-se. Não é pecado colocar-se à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário