quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Influência.


Eu sou muito ignorante em princípios econômicos, mas vou tentar explicar o que me ocorreu recentemente... Quando o dólar fica mais barato, o brasileiro começa a comprar mais produtos importados que nacionais. Sempre que isso acontece, o governo dá algum jeito para diminuir as importações ou nos fazer "preferir" as mercadorias de dentro de alguma forma, a fim de não "quebrar" os negócios do país.

Não sei se isso te ocorre, mas é interessante como nessa hora eu lembro que cada habitante influencia diretamente no país onde vive. Quando o governo entende que o caminho que a maioria está tomando prejudica o país, ele começa a intervir diretamente. E uma decisão do governo interfere diretamente no que você escolhe vestir, comer, estudar. Uma decisão tão distante de você consegue alcançar sua forma de viver. Tudo isso porque existe um planejamento macro. 

Se isso acontece em níveis naturais, porque não aconteceria em níveis espirituais? ELE, o Todo Poderoso está verificando planos macro, inserindo a mim e a você em contextos específicos, onde vivemos decisões sérias na nossa vida, que nos afetam, nos fazem chorar ou nos empolgam. Entretanto, aquilo não é gerado só para nós, é importante para todo um contexto. 

Estivemos em uma escola sobre "manifestação dos filhos" no último final de semana e o que Anderson Bomfim (conheça mais dele em http://www.mobilizacao.com/) abordou na introdução das aulas veio de encontro com o que eu vinha pensando: "Deus sempre tem a visão geral. Dela, Ele gera uma atual, específica e pessoal. Sempre tem a ver com algo que se está movendo nesse tempo, nessa geração, que nos coloca numa realidade especifica e traz uma razão para o que se vive pessoalmente."

Nossa vida nunca é só pra nós, mesmo que acreditemos piamente nisso. 

Olhando sob outro ponto de vista, é interessante como Ele pode interromper o "andamento natural" que as coisas estão tomando. Pessoas estão tomando decisões e Ele vem interferindo para que elas comecem a ir por outro caminho, o dEle. Tudo porque Ele faz questão que entremos no cumprimento das coisas. Nós as realizamos também, não é só Ele que está desvendando um mistério, nós estamos desenhando algo com Ele também. 

Se estivermos com Ele, isso acontecerá do micro pro macro; nós geraremos isso. Se não, será do macro pro micro, e nos tornaremos meros espectadores. Poderemos ser empurrados a agir como Ele quer, mas não seremos participantes voluntários, seremos sempre como os caras que reclamam porque não podem comprar perfume importado ao preço barato de antigamente.

Um comentário:

  1. Oi Pripri... interessante isso. Nunca pensei por este ângulo. Vamos conversar mais depois... Estamos juntos!

    ResponderExcluir