sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O dia DELE.



Eu sei que não vou conseguir dizer apenas nesse post tudo o que preciso sobre o ser espiritual, mas vou começar e prometo dar prosseguimento. Gostaria de servir a você desconstruindo antes.

Ser espiritual é muito mais do que aparentar uma boa conduta ou ter uma moral de acordo com que as pessoas da sua congregação esperam de você. Eu vejo que muitas vezes negociamos esse atributo. Ser uma mulher ou um homem espiritual pouco tem a ver com um conjunto de regras institucionalizadas que foram cumpridas. Ser espiritual não é cantar na igreja com uma melodia agradável aos ouvidos do pregador sinistro que vai falar hoje à noite - e certamente vai te cumprimentar no meio da palavra.

Você pode dizer: mas eu já sei que não é isso. Eu vou insistir: mentira, você não sabe.

Eu também não sei ainda...

Ser espiritual não tem a ver com ser "ungido" em determinada medida.
Se as pessoas só conseguem te admirar e elogiar você, isso não quer dizer que você é espiritual.

O nosso Yeshua, cheio de autoridade espiritual, foi confundido com uma autoridade demoníaca pelos sacerdotes da "congregação" judaica. Bem, eu acho que não havia nada de positivo nisso.. Porque ao mesmo tempo que exercia autoridade sobre os espíritos e sobre os ambientes, Ele estava totalmente contra os parâmetros do que as pessoas julgavam ser "de Deus". Ele era contra o movimento que vinha do próprio povo dEle. Bem interessante...

"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." // "E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz VIOLÊNCIA ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele." Mateus 11:12.

O Reino de Deus é tomado por ESFORÇO. Por violência!

Não se trata mais de aparentarmos uma falsa sabedoria ou uma falsa espiritualidade. Acho interessante porque certamente muitas pessoas que conhecemos e fazem votos "sérios" com Deus nem ao menos têm o Espírito Santo. Por outras vezes, as pessoas - a dizer, nós - vêem no voto uma prova de esforço, mas nada tem a ver com esse esforço que João Batista fez para tomar o Reino dos céus. Em outros momentos, no fundo estão vendo no voto uma forma de parecerem mais "agradáveis" a Deus. Preciso lembrar-lhes: Deus não é Papai Noel. Ele não se deixa surpreender por coisas como essas, tampouco vai te presentear com "algo especial" por causa disso.

Eu tenho questionado um pouco as músicas que vinha cantando... E o que tenho ouvido as pessoas cantarem também, dizendo que amam ou são apaixonadas por Ele. Por um tempo, fiquei achando muito pragmático/insuficiente que as pessoas me dissessem que obedecer era o sinal de que amávamos a Deus. Eu sempre achei isso pouco romântico.. Mas, oras! Foi o que Ele disse: "guarde os mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama." Isso perpassa as canções extravagantes de amor que cantamos - e podemos, e devemos cantar. Isso CUMPRE o que essas canções transmitem.

O que tinha 10 multiplicou e ganhou 20, o que tinha 5 multiplicou e ganhou 10. O que tinha 1 e nada fez, até o que tinha lhe foi tirado.

Deus é condicional. Haja vista o que estamos vivendo no Rio. "De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades. (...) Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se estremeça? Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?" Amós 3.

Isso acontece porque estamos pouquíssimo preocupados em sermos espirituais e influenciarmos uma região cumprindo o nosso caminho, que muitas vezes seria guardar a cidade. Estamos muito ocupados com as vitórias que nós temos que conquistar, esquecendo-nos de influenciar uma região. Com todo o respeito... DANE-SE suas vitórias. Se seus projetos pessoais ainda existem, você ainda não morreu e ainda não é um ser espiritual. E ainda, se o seu projeto pessoal for bem intencionado, de ver a Igreja "vencendo" nas "áreas de influência" da terra, talvez isso não seja o que Deus quer. A Igreja do primeiro século não fez isso, ela era um verdadeiro incômodo para sociedade. Ela morria por todo o canto. E assim se multiplicava e crescia. Estamos chegando num momento crucial de ter de render tudo mesmo, até nossos conceitos "espirituais" de sempre. E se você não rendeu o que você acha certo, certamente perderá sua vida, porque não cumprirá o que Ele te mandou fazer. Fique tranquilo, você não está sozinho nesse caminho, eu estou lutando contra isso também.

Como bem diz um conhecido, não haverá desculpas no tribunal de Yeshua. Considerando que ele NÃO julgará nossos pecados e sim nossas obras... "Eu não pude fazer... Eu não tinha dons suficientes, eu não tinha pessoas, eu não tinha..."

Com temor mesmo, eu posso imaginá-lo, com seus olhos de fogo, rugindo em alto e bom som: NÃO TINHA???!!!!


"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei, e me manifestarei a ele." João 14.

3 comentários:

  1. Obrigada pelo seu coração... muito obrigada. Muito, muito bom, Prisci.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, priscila. Os cristãos (discipulos) entendiam que morrer para Cristo os aproximava cada vez mais do reino (dos céus) que eles tanto desejavam. Bela palavra.

    ResponderExcluir
  3. (Jo14:21)obediência que demonstra o nosso amor a Ele!!!
    Essa é a maneira genuína de sabermos se O amamos, ou se não O amamos.

    ResponderExcluir