quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nada pessoal.



Olá, queridos!

Vou voltar a escrever freneticamente sobre as coisas que tenho estudado, minha mente não para de raciocinar; tenho pensado muito, e variadamente... Hoje quero falar sobre Ana, mais uma estéril. (!!!!!)

I Samuel 1:6 - E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la.

I Samuel 1:9,10 - ...Ana se levantou e com a voz amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida...

I Samuel 1:20 - Assim, Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "eu o pedi ao Senhor".


Minha última leitura desse texto tem sido a vontade de Deus em cumprir nossos desejos pessoais, QUANDO ELES ESTÃO SENDO INCLUÍDOS NO SEU PROPÓSITO.

Eu acho interessante a forma como Ana submete um desejo pessoal a um plano maior. Ela sabia o que era melhor, ela sabia o que era importante no meio do seu povo, diante de suas crenças, suas convicções. Eu realmente acredito que o que Ana quis dizer com esse voto sobre Samuel foi: Senhor, eu desejo muito isso, mas não é pra mim, eu sei.

É claro que Deus sabia como ficaria o coração de Ana se ela não tivesse uma descendência, além da questão cultural de ser um motivo de vergonha, porque "DEUS A HAVIA DEIXADO ESTÉRIL, SECA!" - esse era o discurso social da época. Sua vida seria incompleta, sempre haveria um vazio, uma casa pela metade, mesmo com uma vida conjugal feliz. Para o seu entendimento, uma história sem herdeiros significaria a interrupção de sua caminhada, uma história apagada. Ela resolveu potencializar essa história: ela não queria ter simplesmente um filho, ela queria gerar alguém que fizesse diferença, ela buscou algo precioso, algo especial. Ela foi ALÉM.

Enquanto Samuel crescia, o Senhor estava com ele, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor... E a palavra de Samuel espalhou-se por todo o Israel. I Samuel 3: 19, 20 / 4:1.

Bem, Samuel foi extremamente importante para o desenrolar da história do povo judeu. Ele foi um sacerdote, um juiz e um profeta, direcionava toda uma nação. Ele encerrou um período de sacerdócio desajustado, ungiu reis, decretou palavras, disciplinou o povo... Acredito que tenha sido um homem extremamente respeitado e amado, pois as Escrituras dizem que quando ele morreu, todo o Israel chorou. Ele fez muita falta.

Quando buscamos por algo/alguém que possa nos dar alegria, amor e esperança de dias melhores - uma ocupação profissional, uma formação, bens, ou uma família... - não podemos nos esquecer: nada é pra nós. Há um propósito muito maior do que nós mesmos, inclusive no que tange às "nossas" coisas e pessoas. Ainda que nos proporcione felicidade, que nos acrescente, é fundamental lembrar que apenas PASSA por nós. É uma ferramenta, um recurso, um facilitador, para que o que ELE quer aconteça. E é um facilitador para o nosso destino também.

Assim foi com Sara, Rebeca, Raquel, Ana, Isabel... Elas queriam muito - e pediram muito !!!! -alguém que lhes foi dado - um filho! Agora veja quem foram os filhos destas mulheres: Isaque, Jacó, José, Samuel, João Batista...

Eu fico feliz que Deus queira nos ver bem, vivendo coisas novas, e que Ele inclua isso nos Seus projetos pessoais, vamos dizer assim. Mas é também nosso o cuidado de inserir o que desejamos debaixo do que Ele planeja. Talvez Ana pudesse ter ficado estéril até a morte se ela não tivesse entendido o que era mais importante. Samuel foi uma honra para ela, que decidiu viver sob o governo dEle todos os dias da sua vida.

Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força. O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece. Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido.

Cântico de Ana - I Samuel 2: 2, 4, 6, 9, 10, 11.


5 comentários:

  1. Olá Pri! Primeiro quero dizer que é um prazer poder acompanhar o Rugido no twitter e seu blog. Outra coisa que quero mencionar é que temos alguns amigos em comum como o Gustavo Veríssimo, hoje congregamos juntos, porem ele com alguns irmãos na Pavuna e eu aqui na Zona Oeste, mais precisamente Bangu. Além do Gustavo, temos em comum a galera do Ministério Reino, que sei por eles que vocês os têm abençoado com discipulado. Congreguei com eles desde 99 na PIB do bairro do Barata, tenho estado frequentemente com eles e espero poder estar no próximo Manifesto em 06 de fevereiro.

    Bem. Falando um pouco do que li, fiz uma releitura de uma canção que vi o Ministério Apascentar ministrar onde ele dizia: "Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos...". Duas coisas entre o que você menciona sobre Ana e esta canção me chama a atenção. 1) A fé. É fato que ano acreditava que mesmo em sua esterilidade poderia geral um filho, uma vez que suplicando isto a Deus. Penso sempre que Ana ao mesmo tempo que pede, tece planos para o filho ou filha que viria. 2) Porém havia no coração dela um desejo maior agradar a Deus do que a si mesma. Obviamente Deus lhe dando um filho, lhe tiraria o peso de ser uma mulher estéril numa sociedade que via isso com maus olhos.

    O fato que tanto Ana como esta canção montam um cenário também visto em dois aspectos. 1) Ana preferiu honrar a Deus do que ser honrada, pois ela poderia ficar com Samuel e "esfregar na cara" de todos que zombavam de sua esterilidade (o mesmo que inútilidade para época), ficando com Samuel as honras seriam para ela. 2) Uma adoração genuína fala de um coração que não põe nada e ninguém acima de Deus, pois é disto que fala o primeiro mandamento em Ex 20.3.

    Por fim percebo que Ana e esta canção têm um papel fundamental de nos trazer a consciência repensar sobre quais motivações nos cercam, pois elas mostrarão se queremos honra ou a daremos a quem é de direito.

    Obrigado por abrir este espaço e se possível vamos mantendo algum contato por aqui.

    Quando puder acesse meu blog também http://feitosparapensar.blogspot.com/

    Um abraço, e que deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Ola Pri!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante quando vc diz que ela entendeu que a sua vontade nao era sò para ela, tambem penso que é muito importante quando nòs entendemos a vontade de Deus, Nos esforçamos para olhar com Seus olhos e saimos por alguns segundos do nosso mundinho!!!!

    Talvez Deus jà queria presentia la com um filho, mas esperou até o momento que ela entendesse o porque daquele filho!!! O que tenho em mente é como se a esterelidade dela fosse um estimulo para abertura desse entendimento!!!!

    Exatamente ontem eu estava orando por uma coisa pessoal e pude tambem ver o que aquilo influenciaria no Reino, e apos essa leitura fique refletindo que talvez eu ainda nao tenha sido engraciada porque nao tinha ainda entendido a importancia disso no Reino!!!

    A visao que eu sempre tive de Deus, e agora mas forte, é que Ele é um Pai muito empenhado em ver seus filhos crescendo em sabedoria, entendimento e poder!!!!

    Bjs Pris!

    ResponderExcluir
  4. oiiii bem claro o que vc postou pri!!!!
    hehehehe.. o Pai tbm tem ministrado isso ao meu coração.. logo quando vi a foto do quebra cabeça.. percebi que o Espirito Santo estava ministrando a mesma coisa..
    é bom saber que todos em todo o tempo..estão se alinhando ao proposito dEle entendendo isso... que permaneçamos isso por amor!!
    bjusss..
    :)

    ResponderExcluir
  5. AAAAhhhh...Glória a Deusssss...o cumprimento da vontade de Deus quebra toda ESTERILIDADE!!!!...

    ResponderExcluir