quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Sinais.

Não é porque as pessoas estão supostamente comemorando o nascimento de Jesus que vou falar sobre Maria. Eu vou falar sobre ela porque o Pai tem me levado a ler sobre histórias de mulheres que não tinham filhos, pela velhice, pela saúde ou porque simplesmente não era tempo, e Ele deu. E ela está arrolada neste grupo nas minhas últimas leituras. Ainda estou tentando entender o que Ele está querendo me dizer com esses paralelos.

Achei curioso.. Maria estava numa situação delicada. Ela tinha duas possíveis formas de pensar. A primeira era acreditar no mensageiro, de que tudo daria certo, apesar de se tratar de uma situação totalmente improvável e fantasiosa - ser engravidada por Deus, "uma grande heresia". A segunda seria negar, não querer o que lhe estava sendo preparado, porque ela poderia perder o seu futuro marido - a quem ela já devia amar - e a sua reputação. Entretanto, Deus sabia com quem Ele estava tratando. Ela foi escolhida. =)

Mas o que me chamou a atenção dessa vez foi o discurso de Gabriel: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus.

Essa resposta de Gabriel é devido à pergunta de Maria: "como isso acontecerá se sou virgem?". O que é legal é que ele explica como aconteceria e poderia parar por aí, mas, não satisfeito, ele dá a Maria um sinal de que as coisas já estão acontecendo. Ele fala de Isabel, uma mulher velha e estéril, tendo um filho. O que senti ao ouvir isso foi: "O Deus que garante o cumprimento desta loucura sobre você é o mesmo que já está tornando visível aquilo que era impossível a Isabel. Isabel é o seu sinal para que você perceba que Ele já começou a colocar em execução o planejamento dEle, que vai repercutir em você. "

Tanto que ele segue dizendo "pois nada é impossível para Deus".

Move o meu coração o cuidado de Deus conosco, sobre as coisas que Ele comunica. Ele sabe da nossa propensão à dúvida e ao medo, à incredulidade. E nos prepara, nos respalda com sinais, com links. Ele linka informações para não perdermos de vista aquela informação primeira, a principal, que ele não quer que ignoremos.

Ele não culpa Maria por sua preocupação, apenas a capacita com outro acontecimento. Da mesma forma ele fez com diversos outros. Com Paulo, Ele explicou com detalhes como encontraria Ananias em determinado local para que fosse curado da cegueira. Com Pedro, falou de Cornélio e o preparou com uma visão para que Ele pudesse entender que deveria servir aos gentios e participar da conversão deles ao cristianismo. Com Jeremias, Ele faz um trocadilho de palavras no idioma local (!!!) e lhe dá a imagem de uma árvore comum do local como lembrança da palavra que Ele anunciou sobre seu chamado... Com Jacó, deixa uma marca na coxa. Ele confirma para Gideão com fenômenos atípicos da natureza que é Ele mesmo que o está chamando de "poderoso guerreiro".

Somos tão reticentes com os sinais e com as ferramentas que Ele dá... Mas Ele sabe quando e o quanto precisamos delas. Ele sempre está disposto a concedê-las da melhor maneira.

Tente lembrar de algumas palavras aí. Com certeza você as tem. Se não as tiver, peça por elas.

Deus, anuncie as coisas do céu para mim. Quero uma direção sobre o que devo fazer, o que devo ser, para o que o Senhor me idealizou. Prepara-me com recursos e sinais do Espírito, que venham ao meu coração e subam à minha mente, tornando-se convicções daquilo que o Senhor está para cumprir. Quero cooperar com Teus propósitos. Que não seja por minha causa, mas por Tua causa. Sou teu servo. Que aconteça comigo conforme a Tua palavra. E que eu creia nas coisas que o Senhor há de avisar, porque são todas para Ti, ainda que em mim possa haver alegria por elas. Estou aqui por Ti. Cumpra em mim. Cumpra em mim.

Prepare-se. Não é pecado colocar-se à disposição.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais um se vai.



Hoje fui surpreendida com a notícia da morte do Aldo. Aldo Miccolis começou o trabalho com adolescentes batistas há pouco mais de 40 anos e, por esse instrumento, eu realmente acredito que o Senhor chamou muita gente, inclusive a mim. Ele abriu portas para que pessoas pudessem desenvolver seus chamados, ainda que ele talvez não fizesse a mínima idéia do que estava fazendo ou da proporção deste trabalho. Ele acreditava muito nas gerações e foi uma ferramenta preciosa para elas.

Outra questão muito marcante foi a dos deficientes físicos. Ele foi um pioneiro no Brasil para a causa, além de ser um dos grandes promotores dos esportes para deficientes, em cujas atividades ele sempre estava envolvido, inclusive as Paraolimpíadas. Foi presidente do Comitê Paraolímpico por muito tempo e era presidente de honra até então. Ele cuidava de um clube no Méier, chamado Clube do Otimismo, era um grande entusiasta dos esportes em todos os níveis. Ele influenciou a sociedade, cuidou de pessoas. Eu fico pensando em quem vai dar continuidade ao trabalho dele, que era um homem muito motivado, sempre pensando à frente, sempre querendo realizar. Sei que Deus sabe o que deve ser feito.

Além disso, era pai do meu amigo Mário e este sentia muito orgulho de quem era filho.
Tem outras coisas que ele fazia e eu não sei muito, mas em todas eu via muito cuidado e amor.

Ele lutava com um câncer há mais de 10 anos e todos os anos ele fazia um culto de gratidão no dia do seu aniversário, sempre no templo onde ele congregava com a Igreja no Méier. Este ano eu não pude ir e lembro de ter comentado com alguém: espero poder ir no do ano que vem... ;( Já era um evento no calendário da Igreja, o aniversário do Aldo! :) Ele não faleceu de câncer, mas simplesmente expirou, do jeito que ele pedia: sem dor e com cabelo! hehehe!

Eu agradeço pela vida do Aldo, por nos mostrar que não há tempo tarde para fazer o que tem que ser feito. Sua alegria e sua vontade de servir sempre me chamaram a atenção. Às vezes ele era engraçado, como toda pessoa da sua idade, lembro de coisas divertidas, do jeito dele de diácono batista! E fico muito feliz por ter tido a honra de conhecê-lo há 10 anos.

É fato que a geração de homens como o Aldo vai começar a ir embora aos poucos, não podemos fazer nada quanto a isso.. Nós somos diferentes daqueles que vieram antes de nós, mas não podemos negar, sem dúvida alguma, todo o serviço prestado, e nós somos muito gratos pelo caminho que estes homens percorreram para que nós pudéssemos ir mais à frente. Talvez ele nem saiba como nós, jovens, o admirávamos tanto. O abraço, o violino de 3 cordas, o apoio, a força.

Ele se torna hoje mais uma testemunha daquela arquibancada linda que falam em Hebreus. E, pelo que eu conheço, ele vai ser, com certeza, um dos torcedores mais fanáticos da Igreja e do Reino !!!!

VALEU, ALDO !!!
;.. )

28.08.1931 - 14.12.2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Autorrealizável *



Estava conversando com uma colega da faculdade e falávamos sobre algumas palavras que ela recebeu sobre seu presente e seu futuro. Ela me falava da dificuldade de crer quando pronunciam palavras e que, especificamente nesse caso, ela creu com muito temor por conta da forma como aconteceu. Ela falava sobre o temor que ela tinha de que, uma vez alguém proclamando algo que talvez não fosse a verdade, ela começasse a fazer tudo por si só para que aquilo acontecesse; no final ela ainda diria que foi Deus quem avisou e fez. Ela denominou isso, muito curiosamente, de profecia autorrealizável! O seu medo era pôr todos os dedos em algo que Deus não pusesse nenhum. É o caso de muitas pessoas, aquela velha história de “Deus avisou, Deus disse”, etc... E sair fazendo o que quer. Eu mesma já me confundi e vou dizer que é horrível.

Entendo a preocupação dela, que é muito legítima. Ela não quer cumprir algo que não seja o que Deus não falou e foi um engano, principalmente num tempo onde as pessoas confundem muito a questão do profético. Também percebo o pé atrás dela pelas palavras se tratarem de coisas grandes aos seus olhos, apesar de saber que a postura ideal a se tomar diante de situações assim sempre desafiará uma reação natural. Foi por causa da risada de incredulidade que Sara deu que ela ficou sem graça com Deus depois... É um cuidado a se tomar.

Realmente, é meio difícil julgar as profecias. E fiquei pensando sobre o que ela falou, que ela não queria que fosse algo autorrealizável - e a palavra me marcou. Foi interessante porque enquanto pensava naquilo depois, me veio a história de Abraão, que andei estudando. Algo que me chamou a atenção foi que mesmo ele tendo Ismael já há 13 anos, um filho que poderia ser o sinal da descendência anunciada, Deus continuava repetindo a promessa de que lhe daria um filho:

E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti. E darei a ti e à tua descendência depois de ti. E darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações...

E aí ele fala de Sara:

Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei e será mãe das nações, reis de povos sairão dela. Então caiu Abraão sobre seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara com noventa anos? Então disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!

Abraão já tinha um filho, ué!

O cara ainda procurou oferecer uma sugestão, uma solução diante da impossibilidade que Deus estava lhe dizendo... Era como se ele, a grosso modo, tivesse pensado: "Mas que idéia de jerico, meu Senhor... Abençoa Ismael que já tá aqui, e pronto.. Resolva logo essa palavra!" Ou então alguma garantia, caso algo "desse errado", ele ou Sara morressem, não sei...

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei minha aliança por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. E quanto a Ismael, também tenho te ouvido; eis aqui o tenho abençoado e fá-lo-ei frutificar e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará e farei dele uma grande nação. A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sará dará à luz neste tempo determinado, no ano seguinte.

Deus não avisou como tudo seria para Abraão, e talvez seja esta a hora de pensarmos que este é um dos recursos usados por Ele que nos impedem de intervirmos e estragarmos tudo na seqüência de propósitos que Ele tem.

Enquanto o tempo passa e nós desistimos ou tomamos outras providências, ele continua avisando, como se fosse algo totalmente novo, ainda não visto. Porque o é. Enquanto aquele ciclo não passar, ele não dirá algo diferente.

O fato de nos colocarmos disponíveis não significa que estamos a fim de uma promessa a todo custo. Muito pelo contrário. As palavras sempre são condicionais. A pessoa que a recebeu tem a escolha de aceitá-la na sua história ou não. O fato de aceitarmos a palavra, sendo ela do Senhor mesmo, nos abre a porta para o processo do cumprimento, mesmo quando não percebemos.

A iminência da impossibilidade fazia Abraão sofrer e o seu riso era a resistência dele diante de uma possibilidade de se frustrar. Era melhor se proteger nunca acreditando naquilo e rindo. Apesar disso, foi encontrado fé nele. E isto lhe foi imputado por justiça. Ele era antes mesmo da lei, e fez o que fez na melhor das intenções, de repente na tentativa de estar disponível para cumprir o que Deus lhe anunciara. Isso lhe custou algumas coisas, gerou conseqüências e desgastes, mas em nenhum momento Deus voltou atrás na palavra que havia anunciado ao seu amigo, na verdade só foi acrescentando informações ao longo do caminho. Abraão riu, não entendeu nada diversas vezes, sugeriu coisas, se meteu onde não devia... Mas em nenhum momento ele conseguiu ferir a promessa que Deus havia feito para Ele. Porque Deus encontrou em seu coração algo essencial: fé nEle.

Então, a minha conclusão pessoal é: não, as verdadeiras palavras que Deus pronuncia a nosso respeito nunca serão “autorrealizáveis”. Mas dependem de um coração disponível, aberto a vivê-las. Podemos não entender tudo, ou achar que nada está andando, mas as coisas se cumprem como Ele quer, e elas também acontecem quando não estamos vendo.

“Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. Então disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela. (...)

Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, pois desde agora todas as gerações me considerarão bem aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. (...) Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais."

Lucas 1: 35-38 ; 46-49 ; 54–55.

* De acordo com a nova regra gramatical, para palavras compostas onde a segunda palavra se inicia com R, o hífen cai e repete-se o R, unindo as duas palavras