segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Espírito Santo. || continuação

O Espírito Santo não é um mero participante, alguém que pode acrescentar alguma coisa ou outra para cumprirmos nossa missão enquanto Igreja; Ele é FUNDAMENTAL para esta jornada. Ele não é um provocador de emoções. Ele é Aquele que convence do pecado, convence da justiça, convence do juízo. Sem Ele, não chegaremos a lugar algum. Ele é quem define as soluções. Ele verifica qual é o lugar correto, qual o caminho. E nós não perseveramos nem um pouco em oração, como fizeram aqueles da Igreja do Primeiro Século. Não é de se estranhar que O ouçamos tão pouco.

Por isso, corremos o risco de nunca conhecermos a vida abundante da qual Jesus falava, por exemplo. Porque é o Espírito quem nos ajuda nas nossas fraquezas, e porque apenas os que são guiados pelo Espírito são chamados filhos de Deus, carregam características dEle. E somente pelo Espírito, poderemos mortificar as obras da carne... Pelo mesmo Espírito, temos acesso ao Pai e podemos clamar por Ele, no mais íntimo, com toda a liberdade. Por Ele temos acesso ao lugar onde Ele habita. Por Ele temos vida e paz, porque esta é sua inclinação, é a tendência dEle nos levar por um caminho de vida e paz. Não há condenação, culpa... Passado. A propósito, isto tudo está escrito em qualquer bíblia, no livro de Romanos, capítulo 8.

Enquanto a Igreja – e entenda, sempre que eu digo Igreja = NÓS - permanecer se manifestando tão autônoma, ela não deixará o Espírito Santo socorrê-la. Só pode ser consolado quem precisa de consolo, quem chega a esse nível. Só pode ser amparado quem precisa de amparo. O advogado só aparece quando existe um réu, quando existe algo a ser resolvido. Enquanto isso, ela só vai fingindo que vive uma vida livre... Repetindo rituais e discussões que não mudam nada nem ninguém. Se não for pelo Espírito dEle... Tudo em que acreditamos se torna uma religião como qualquer outra. É uma busca religiosa, na tentativa de se ligar a Deus por si só, através de esforço próprio e de uma santidade forçada e mentirosa, de uma hipocrisia, que invalida tudo que Jesus fez. A vida abundante não é para essas pessoas que procedem dessa forma, porque elas já receberam a recompensa, já conseguiram tudo que queriam. Enquanto não for com Ele, a igreja continua sozinha e perdida. Nós continuaremos sozinhos e perdidos. Entendeu ???

O Espírito Santo muda as intenções do coração. Passa-se a se inclinar ao que Ele quer, e não ao que se quer. Passa-se a ir a Ele por Ele mesmo, e não por si próprio, pelas próprias coisas, pelas próprias crises e necessidades, embora Ele também console e se manifeste dentro de nós com muito poder. Mas a obra chave dEle é vivificar! E, até onde eu já pude viver, usar Deus para correr atrás das soluções dos meus problemas não é lá uma vida de muitos resultados... Porque não é assim que chegamos às verdadeiras respostas.

De tudo isso aí que eu falei, devo pensar: Como eu ajo contra Ele? E como eu ajo a favor dEle?

Espírito, eu quero dizer nesta noite que eu sou grata pelo Seu trabalho, pela Sua função na História. Eu amo o Seu movimento e a sua dinâmica. Muito obrigada por nos iluminar e esclarecer, muito obrigada por nos defender e por nos traduzir. Muito obrigada por estar conosco, por estar em nós. Queremos conhecê-lo mais. Perdoa tantos momentos em que O ignoramos, em que não O reconhecemos, em que não O valorizamos. O Senhor diversas vezes trabalhou sem que O víssemos, ou não demos atenção quando foi dito que o Senhor estava ali... O Senhor estava na fundação do mundo. O Senhor estava no batismo de Jesus... O Senhor estava com João Batista desde o ventre! O Senhor concede os dons a nós!!! O Senhor é muito precioso para nós. Quando o Senhor se manifesta, faz toda a diferença! Queremos Tua obra, Espírito! Aceitamos esta obra, nos permitimos para ela! Queremos as formas com que o Senhor se manifesta e queremos ser genuínos nelas. Não podemos adentrar neste Reino que nos foi devolvido por Jesus sem o Senhor. Conduza-nos a este lugar, nos ensina a sermos cidadãos deste governo. Não podemos fazer nada... Nada. Não dá. Já tentamos por séculos e não conseguimos. Não seja apagado em nós. Não queremos ver o Senhor extinto. Como disse e desejou o Paulo, que sejamos embriagados de tão cheios de Ti. Envolva-nos o quanto antes, para podermos – e querermos - dizer “VEM!” junto com Você.


Eu, Jesus (...) sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha;
e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Apocalipse 22:16,17

Um comentário:

  1. Esse consolo do Espirito Santo é inconfundivel, não existe possibilidade de sobreviver sem Ele bem pertinho de nós!!!
    =]
    beijos
    Carol
    paz

    ResponderExcluir