segunda-feira, 18 de abril de 2011

A música.



"Depois chegarás à colina de Deus, onde há um posto militar dos filisteus; ao entrares ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas descendo do monte, e na frente deles haverá alguns tocando saltérios, tambores, flautas e harpas. Eles estarão se manifestando como profetas. O Espírito do Senhor se apoderará de ti, e terás manifestações proféticas com eles; e serás transformado em outro homem. Quando esses sinais se cumprirem, faz o que achares melhor, pois Deus é contigo."
1 Samuel 10:5-7

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente, houve um terremoto tão intenso que os alicerces do cárcere foram abalados, e logo todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram." Atos 16:25,26

Estava aqui vendo os vídeos que o pessoal do @rugidodoleao está fazendo sobre os EPs do Bruno e do Gustavo e pensando nesse lance da música, na força dela.

Os textos que copiei falam de uma realidade da música nas escrituras. Ela se manifestou de diversas formas, para diferentes propósitos. Mas o mais interessante disso tudo é: ELA TINHA PROPÓSITOS. As pessoas às vezes acham que a música é apenas uma forma de lazer. Outros vão dizer que ela é apenas contemplativa. Outros dizem que ela é comercial. Eu prefiro pensar que ela é espiritual. E ela acaba gerando algo visível, na maioria das vezes...

Alguns músicos fazem música na tentativa de encontrar algo cujo nome nem eles mesmos sabem... Estão todos em busca de uma conexão e a verdade é que a música é um dos segredos dessa chave que abre essa dimensão no nosso meio. Ela é capaz de nos catalisar para um ambiente eterno. Paulo e Silas não estavam se importando com as grades de prisão, porque eles estavam mais libertos do que quaisquer um dos livres. Tanto que quando o carcereiro fica desesperado, eles dizem: "calma, estamos todos aqui!" rsrsrs Paulo e Silas cantavam e isso era o bastante para que eles entrassem em conexão com um ambiente maravilhoso, um lugar eterno, onde eles podiam falar com um Deus que eles podiam quase que tocar, por estar diante deles. A música certamente os levou a ver isso. Ela os levou a VÊ-LO.

Saul precisava encontrar profetas que tocavam instrumentos e criaram um ambiente propício para a profecia e a entrega ao Espírito. Porque "o Espírito se apoderou deles". Isso só me faz pensar que, assim como nós, Ele curte trabalhar e se movimentar ouvindo música. ; )

A música é poderosa. Ela pode ser usada para o bem ou para o mal. E nós seríamos muito imprudentes de não valorizar essa ferramenta que Ele mesmo, o próprio Deus criou. Ele pede por ela.

Ele a inclui no Gênesis - "O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de TODOS os que tocam harpa e flauta." - cap 4: 21

Ele a inclui no Êxodo, quando filhos cantam um cântico de livramento, dançam e profetizam - "Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor... " (...) "Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim, e as outras mulheres a acompanharam tocando tamborins e dançando. E Miriã lhe respondia: Cantai ao Senhor, porque triunfou gloriosamente..."

Ele a inclui em livros inteiros - Salmos, Cântico dos Cânticos

E também a inclui no Apocalipse, quando anjos, anciãos e remidos cantarão pra Ele. - "Logo que pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, povo e nação; e os constituíste reino e sacerdotes para nosso Deus; e assim reinarão sobre a terra... cujo número era milhares de milhares e de milhões de milhões. Eles proclamavam em alta voz: o Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor. Também ouvi criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra, no mar e tudo o que neles existem..."

Ela tem propósitos.

Obrigada, Senhor, pela música. Foi o Senhor quem a fez e nós podemos viver tantos momentos diferentes e maravilhosos com ela... Mas te pedimos que ela seja uma ferramenta para te ouvirmos. Que seja uma ferramenta abraçada por nós para o Seu movimento e para a nossa rendição. Que seja uma ferramenta de poder. Que ela seja para nós uma forma de Te amar, sempre.


Um comentário:

  1. Obrigada pelo seu serviço, Pri! Por nos empurrar à música e não nos fazer esquecer que ela tem propósitos. Te amo!

    ResponderExcluir