domingo, 6 de setembro de 2009

Daniel - 3) O fogo ameaçador e o fogo consumidor


Pensei que estivesse atrasando sem propósito algum o tão esperado 3º post dos meus devaneios sobre o livro de Daniel. Mas tenho toda a certeza de que ele chegou na hora certa !!!

"... E que deus poderá livrá-los das minhas mãos?"
O capítulo 3 do livro fala sobre o show de soberba de Nabucodonosor, que manda fazer uma auto-imagem gigaaaaante de ouro (27 m) pra todo mundo adorar. Todas as autoridades políticas da província estavam destacadas, se preparando ao momento de se prostrar diante da imagem. E aí Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, autoridades nomeadas pelo próprio rei, ficaram paradinhos, em pé, olhando todo mundo abaixando praquela loucura amarela no meio da Babilônia. heheheh! Eu não sei por que isso me lembrou aqueles episódios maravilhosos dos trapalhões - Dedé, Zacarias e Mussum (que, no caso, seria o Abede-NEGO), sempre arranjando confusão pra resolver... O Daniel - Didi - não devia estar nesse dia... Porque, diferente dos amigos, ele era da corte e não de uma província específica entre os domínios do rei.


Enfim, a pena para quem não se curvasse diante da santa imagem era a fornalha. E lá foram os "olho junto" dos magos e dos astrólogos dedurarem os caras. Nabucodonosor chamou os meninos e perguntou: - é verdade que vocês não adoram meus deuses nem a minha imagem? Pois é, o rei muito bonzinho, deu mais uma chance sob a condição de matá-los caso não o obedecessem. O que acho interessante é que os 3 nem hesitaram. Eles simplesmente responderam ao rei:


"Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha, o Deus a quem prestamos culto PODE livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, SE ELE NÃO NOS LIVRAR, saiba, ó rei, que NÃO PRESTAREMOS CULTO aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer." (Daniel 3: 16 - 18)


Vou te dizer, esses garotos... Nabucodonosor mudou o semblante e esquentou a fornalha 7 vezes mais. Estava tão quente que as chamas mataram os soldados que conduziram os rapazes ao fogo. Assim que foram lançados, o rei viu um quarto homem, andando com os 3, tranquilamente, no meio do fogo, todos desamarrados. Logo chamou os 3: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO, saiam! Venham aqui!

Hehehe... Incrível como esse cara de pau logo reconheceu o Deus dos caras, né? Ele já sabia de quem se tratava, o Deus Altíssimo, pela outra ocasião com Daniel... Isso me faz pensar que NÃO RECONHECE QUEM NÃO QUER... Contanto que haja servos que façam clara menção do nome de Deus. É muito simples. Outra conclusão é que o reconhecimento provavelmente è à medida do sacrifício. Aqueles garotos nem precisavam ser queimados, eles já tinham sido sacrificados. Eles já sacrificaram a vida deles para o Deus que eles serviam e não condicionaram a adoração deles ao fato de que Deus devesse fazer algum favor ou desse alguma bênção a eles. Ficou bem claro quem era Deus, de quem era o domínio. Ainda que Deus não os tirasse da fornalha vivos, ainda assim, seriam testemunhas de que NÃO HÁ OUTRO DEUS COMO ELE. E deixariam isso bem claro até a morte.


Eu fico de cara com a aliança desses garotos com Deus. Era muito profundo, tão profundo que passar pelo fogo já tinha sido uma entrega anteriormente feita, antes mesmo da possibilidade concreta aparecer. Sua relação com este Rei, o verdadeiro, era tão forte que nem foi cogitado negociar a adoração deles. Uma prostradinha sequer... Era só dobrar os joelhos ali rapidinho e pronto. Não. Eles escolheram a melhor parte. Escolheram fazer jus ao Deus que serviam. Quando eles voltaram da fornalha, todos puderam ver um livramento completo. Todas as autoridades e inclusive o rei viram que nem um fio de cabelo chamuscado havia neles. Os mantos não tinham se queimado e nem CHEIRO de fogo eles tinham... Imediatamente - e mais uma vez, Nabucodonosor reconhece o Deus deles... E acontece tuuudo de novo! PROMOÇÃO!


"LOUVADO SEJA O DEUS DE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro Deus que não fosse o próprio Deus. Por isso EU DECRETO que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Dues de Sadraque Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar alguém dessa maneira." Então o rei promoveu Sadraque Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia. (Daniel 3: 28 - 30)


Eles ficaram ainda maiores. De novo!

Algo que percebo, numa perspectiva profética agora, é que nós influenciamos as autoridades correntes na terra e intercedemos para que na terra se entregue o governo a Deus. Para isso, mais uma vez, é preciso que nos manifestemos. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não foram lá atrás do rei provocá-lo, tampouco caçoaram ou coisa assim de algo que eles não acreditavam (no caso, a divindade do rei manifesta na imagem). Eles não foram lá "conferir", até ficaram na deles. Mas quando chegou a hora e eles foram chamados a um posicionamento, não se intimidaram e se manifestaram como SERVOS. Hoje podemos não só nos manifestar como servos, mas como FILHOS. Somos os filhos dEle e a criação espera uma iniciativa desses filhos. Somos como que representantes em nome dEle. Somos representantes DO nome dEle. Preste bem atenção: o fogo do Pai já está se alastrando. Ele está percorrendo toda a terra e não vai ser contido por ninguém. Quem estiver com Ele vai viver isso, mas quem não estiver, será queimado, assim como foram os soldados, que não tinham nada a ver com a história, mas sofreram a consequência da rebeldia do governo vigente, conta o único Deus.

Deixe passar pelo fogo do Senhor. Ele apura nossas motivações e quem somos. Porque depois do fogo dele não há outro fogo que possa nos ferir. O fogo do Senhor nos consome, nos leva... Conduz-nos a uma outra realidade, a ponto de não temermos a morte. O fogo daqui não nos ameaça mais depois do fogo consumidor que é Deus. Eu digo isso com muito temor, não pense que é fácil para mim... Isso requer deixar ser levado, conduzido. Não é nossa ordem natural desde a entrada do pecado. É necessário esforço. Esforçar-se para pensar sob outra perspectiva e não se deixar levar pelo raciocínio daqui.


Quem não morreria no fogo??? OS "SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO".


Obrigada, Senhor, pela vida de rapazes como Daniel, Sadraque, que era Hananias, Mesaque, que era Misael, e Abede-Nego, que era Azarias. Eu agradeço por seus exemplos de procedimento. Agradeço porque eles aguentaram firme, cumpriram o seu propósito na sua geração e não só viram, como passaram na carne pelos Teus livramentos. Eles viram manifestações muito fortes do Teu total poder e participaram de uma transição de governo na terra, fazendo governantes e povos inteiros se prostrarem diante de Ti. Agradeço pelas histórias que o Senhor deixou que chegassem até nós, para que fôssemos encorajados a acreditar que essa vida ao Seu lado é possível. Eu clamo por resistência a esses dias maus que vivemos e peço por convicção. Que venha o Teu Reino sobre o Teu povo, para ser manifesto em todos os lugares. Coragem e ousadia sejam nossas irmãs; compaixão e misericórdia sejam mais fortes que o orgulho e o amor-próprio. Me ajuda a ser como esses homens. Ajuda os meus amigos. Queremos conhecer as Tuas riquezas. Precisamos delas. Precisamos de Você. Passe com o teu fogo, nós deixamos, sim.


Pode tudo virar cinza, mas não posso te perder.

Um comentário:

  1. fogo, fogo, fogo, fogo fogo, fogo so quem tem fogo manda fogo. pois o nosso Deus e um fogo consumidor... da maneira que vc prega q vc glorifica o fogo pega e onde tem fogo tem fumaça e afumaça comesa a subir para o alto como cheiro insenso suave as narinas de Deus... boa caminhada

    ResponderExcluir