quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As lembranças e o Reino.



Estava um dia contando pra uma amiga sobre a história do meu apêndice. Ele inflamou quando eu tinha 5 anos e lá fomos nós, papai, mamãe, irmã e eu correndo pro hospital. Resumindo, os médicos tiraram ele de mim e eu fiquei mais 17 dias lá. Naquela época não era que nem hoje, que só abre dois rasguinhos na barriga e tudo certo, pt, saudações. Eu fiquei com uma cicatriz enoooorme (hehe) de 8 pontos. Por causa disso também fiquei mais tempo internada. Eu contava pra essa amiga algumas coisas engraçadas sobre a minha internação no hospital, que na época não eram tão divertidas assim. Eu lembro que umas senhoras da igreja foram me visitar e eu tomei iogurte enquanto elas oravam. Logo depois, eu vomitei o quarto e o banheiro todo de iogurte de morango (e quase elas também) e achei que fosse "castigo de Deus" (nossa mente legalista, né?)...

Lembrei de várias coisas, até mesmo das dolorosas. Imagina criança de 5 anos tomando injeção na bunda todo dia? Naquele mesmo horário, eu já sabia, era chegada a hora... Dava 20h, era a via crucis. Eu lembro também de quase ter xingado uma enfermeira, coitada. E me arrependi logo depois porque esqueci de pedir a seringa sem a agulha pra eu brincar.

Assim que eu terminei minha narrativa pra ela, cheguei a uma conclusão. De algumas coisas eu lembrava tão detalhadamente... Mas as lembranças já estavam distantes, eu podia rir delas (e a minha amiga também). Elas já não faziam mais parte da minha vida hoje. A única coisa que ficou concreta foi a cicatriz na minha barriga, que talvez vá embora se eu decidir fazer uma plástica mais pra frente (junto com a lipo). Mas todo dia eu sentia dores e precisava vencer limitações de criança para lidar com algumas situações de adulto e agora eu só me lembro de como é injeção no braço. Em 1991, as coisas foram difíceis, minha família, a igreja, os amiguinhos e professores da escola todos preocupados, porque apendicite só dava em adolescentes e adultos.. Mas em 2009, aqui estou eu pra contar essa história pra você! hehehe! Tcharam!


O que quero chamar a atenção hoje é que os dias passam. Eles vão passando, passando, passando... Até que tudo passa. Só restará o que realmente é eterno. Eu fico imaginando como Deus olha isso tudo, as nossas mazelas, os tempos difíceis... Qual a reação dEle? Ele reage como nós, participando dos nossos sofrimentos? Ou está tão consciente de um futuro bom para nós mesmos que acaba rindo por "antecipação"? Parece que Ele já vive toda a realidade que queremos para nós! Acabo de perceber algo aqui... Eu acho engraçado porque Jesus já passou pelos sofrimentos e Paulo, escrevendo pros romanos, nos convida a nos submetermos aos sofrimentos de Cristo, para que sejamos com Ele glorificados. Acredito que Jesus continue trabalhando e acompanhando nossa trajetória, mas por aquele sofrimento Ele já passou. Acho que Ele não se lembra mais daquela dor.. Ele ri da morte! Ele ri da morte! ELE RI DA MORTE !!!!!

Por isso nosso triunfo HOJE não depende necessariamente do tempo passar, mesmo que isto seja um fato inadiável - ele vai passar - e isso conspire ao nosso favor... Nosso triunfo depende de para onde olhamos, qual é o nosso referencial. Porque nos céus, a medida de tempo é totalmente diferente. O que poderia nos aprisionar a uma espera de tempo, que seria este século, ele também venceu e submeteu na cruz. Ali, ele nos resgatou a autorização para entrarmos não só em Sua presença como em todo o céu, em todo o Seu Reino! E isto consiste em entrarmos em um tempo diferente! UAU! Isso é demais! E, assim, podemos condicionar tudo ao tempo do Reino.... Inclusive as promessas que um dia recebemos dEle, as prospecções, os planos, os sonhos... Eles ficam mais próximos, mais tangíveis.

Nós caminhamos passo a passo, um dia após o outro, eu sei. Trabalhamos, dormimos, fazemos aniversário... É bom que você simplesmente deixe esses dias virem até você, porque é assim você vai mais "longe". Não sei se você tem essa mesma impressão, mas eu imagino o calendário como um tipo de estrada: 1991 ficou lá atrás, há uns "200km", na minha cabeça. Mas eu quero te convidar a desafiar essa máquina do tempo em que a gente se fabrica tão ignorantemente.

Eu lembrei revivendo a apendicite que as aflições do tempo presente não são para serem comparadas com a glória que há de ser revelada EM nós. A perspectiva do céu permite que você ande por um caminho, vamos dizer, paralelo. Lembro que apesar de toda a dor, o hospital não era tenebroso pra mim, eu gostava dele. Porque, na minha leitura infantil, aquilo ia passar e logo, logo eu voltaria pra casa, pra igreja e pra escola. E ainda ia contar as coisas que eu fiz no hospital! Da mesma forma, podemos rir do dia vindouro sem precisar esperá-lo chegar!!! Assim como Tiago falou no capítulo 1: tendes por motivo de alegria o passardes por provações... A fim de que sejam maduros e íntegros sem lhes faltar coisa alguma. (Vs. 2 e 4)

Sabe, eu espero por esse dia, o dia da glória. Assim como falamos sobre Daniel e seus amigos. Mas o que eu puder viver dessa glória hoje, eu quero viver; Ele me disse que eu tenho livre acesso aos céus, hoje, agora! Vou continuar deixando os dias virem até mim, um de cada vez... E todos ficando pra trás, cada um com sua história e sua participação para a minha construção, porque é pra isso que eles servem, para cumprirem propósitos, destinos. Mas, vamo combinar? Ri melhor quem ri durante. E eu vou escolher rir do início até o final.


Espírito Santo, muito obrigada pelo entendimento deste Reino. Porque o Teu Reino é justiça, paz e alegria em Ti. Muito obrigada pelo entendimento das Escrituras! Muito obrigada pelas instruções que o Senhor nos deixou, porque isso pode reger a forma como escolhemos viver nessa terra. Muito obrigada pelos seus príncipios, porque eles emergem do meu interior até a superfície do meu raciocínio e eu posso torná-los concretos. Ajuda-nos a sermos construídos na eternidade e ajuda-nos a construir nela também. Obrigada porque temos acesso à eternidade. Obrigada porque eu já sou eterna. Muito obrigada, Jesus, por ter resgatado a eternidade para nós! Muito obrigada, Pai, pelo seu amor e por compartilhar esses mistérios maravilhosos! Te amo.

Um comentário:

  1. Oi, Pitty!
    Já havíamos compartilhado essas lembranças entretanto, ler o paralelo com o Reino q essas lembranças te trouxeram foi mto massa!
    Te amo, amiga!
    Bjks

    ResponderExcluir