sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Daniel - 2) Morando na Babilônia


"Eu porém confio no teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo que tem me feito bem" (Salmos 13:5,6)

Recomendação: leitura de Daniel 2.
(Sem foto hoje.. Há muito a dizer...) *

Daniel e seus amigos não estavam muito confortáveis.
Como se não bastasse isso o rei sonhou numa boa noite. Um sonho perturbador. Ele pediu que todos os sábios da Babilônia CONTASSEM o sonho que ele teve, sem que ele mencionasse parte alguma, e dessem sua interpretação. Ninguém o respondeu, alegando que nenhum mago ou astrólogo pudesse interpretá-lo, somente os deuses. Por conta disso, Nabucodonosor mandou ordem de morte a todos os sábios na famosa Babi, inclusive os de Judá, e inclusive Daniel e seus amigos.

Daniel soube da história um pouco depois, acredito. Aí foi a um comandante quando viu que o bicho ia pegar (pois ele já estava preparando para matar os sábios) com bom senso e sabedoria, porque ele já sabia que tinha gente atrás dele pra matá-lo também. Algo que me chama a atenção é que Daniel só foi depois buscar uma solução. Se foi porque só soube da história toda depois ou porque não quis se meter, não podemos saber. Mas a questão é que ele SE POSICIONOU. Procurou o rei, pediu um prazo, pois lhe contaria o sonho que ele teve e ainda daria a interpretação. Chegou em casa preocupado com sua vida e com a de seus amigos. Contou o problema pra eles e pediu que orassem junto com ele. Ele não sabia o que estaria por vir, mas se comprometeu, sabendo que algo teria que acontecer. "Cara, a gente vai morrer amanhã... Vamos orar e pedir misericórdia. Preciso saber o sonho e a interpretação dele." Suas vidas estavam em jogo. Que expectativa!!! O que será que vai acontecer??? (Daniel mantinha um relacionamento com Deus... Apesar de um certo medo da morte, Ele sabia que tinha com quem contar)

Pela noite, Deus visitou Daniel com uma visão que interpretava o sonho do rei.
Na manhã seguinte, Daniel pediu ao comandante que interrompesse a matança dos sábios pois ele falaria com o rei. Ele PROTEGEU os sábios.. Quando o rei perguntou de sua capacidade pessoal, ele respondeu A MESMA COISA que os outros sábios, que não havia mago, astrólogo ou sábio que pudesse responder ao rei, mas sabia que cabia a apenas um deus a revelação dos mistérios, o Deus nos céus. Ele não desautorizou os sábios, muito menos os condenou à morte pelo seu Deus ser diferente do deles. Depois da interpretação dada, Nabucodonosor, lógico, ficou boquiaberto com o Dani e reconheceu que não havia Deus como o dele: Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério. (v. 47)

Como se não bastasse o reconhecimento do Nabuco sobre o Deus de Daniel, o rei o exaltou enquanto autoridade constituída na província, além de colocar sob sua responsabilidade todos os sábios babilônios, que adoravam outros deuses que não o de Daniel. Os amigos dele também se deram bem porque o Daniel pediu uma promoção pra eles.


Baseado nesse episódio louco de Daniel, cheguei a alguns entendimentos sobre esses próximos tempos:

1) Viveremos momentos em que ou nos importamos com a região onde estamos inseridos, ou padeceremos com ela (lembrando que antes comentamos: estamos plantados nela por um propósito específico, então temos uma missão neste espaço, neste local). O próprio Senhor já havia aconselhado a Jeremias, o profeta antes do exílio dos israelitas na Babilônia: "E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz." (Jeremias 29:7) Daniel os outros meninos iam morrer junto se não interviessem na questão do jeito que eles sabiam que tinham que intervir.
2) Da mesma forma, quando nos posicionarmos, levaremos conosco os da região, independente de que bandeira eles levantem. Buscaremos uma solução para nós, mas para eles também. Porque nos colocaremos à frente por eles também. Eles ficarão sob nossa responsabilidade e cuidado. PRECISAMOS fazer isso, CUIDAR.
3) Deus tem desejo de fazer Seu Nome conhecido e pronunciado pelos que nunca O notaram. Na verdade, Ele sempre mostrou isso, mas vai ficar cada vez mais frequente. Para isso, seremos levados a tempos críticos, que vão nos impulsionar a decisões baseadas em nossas convicções. Poderemos com isso perder benefícios, perder o que queremos, o que mais desejamos. Será às vezes necessário considerar a possibilidade de perder a própria vida. Poderemos ser expostos. Poderemos correr o risco de responder diferente do que esperam. Mas manifestaremos o inesperado.. Para que Deus manifeste como Ele é: muito além do que se espera de um deus qualquer. Ele quer se fazer notado!
4) Deus nos exalta juntamente com ele. Mas esse não pode ser nosso objetivo na hora do confronto, é apenas uma conseqüencia. Ele leva com Ele aqueles que o seguiram, que optaram por Ele. Então Ele partilha aquilo que Ele desfruta com os que estão com Ele. (Se somos justificados por Ele, seremos glorificados COM Ele). Uau! Deus é tremendamente altruísta..
5) Nosso foco precisa ficar no quanto Deus vai potencializar nosso posicionamento - a dizer, muito! - e não no que sofreremos ou o preço alto que teremos que pagar por isso. A esperança precisa ser nosso combustível. E nossa fé nos fará viver, ainda que morramos de alguma forma. Por ela viveremos, por fé e não por vista.
Daniel pagou um preço alto. Hananias, Misael e Azarias também. Eles olharam para o que iria além, para uma esperança que estava além do confronto e decidiram não se deixar intimidar pela circunstância adversa a que estavam submetidos. Foi um preço de oração, de dedicação, de não se deixar corromper, de exposição e humilhação, de não buscar outras soluções mais fáceis, de não omitir suas origens e convicções - num momento não muito favorável...
Assim, as riquezas da glória de Deus se manisfestaram a eles, sobre eles e através deles. Isso não tem preço. As riquezas dEle. É preciso que essas riquezas saiam à luz! Ele quer que suas riquezas saiam à luz! São muito mais profundas e valiosas do que o ouro que perece ou todo o poder desse mundo. Creio que eles viram coisas que ninguém viu. Porque esperaram por coisas que não conheciam de alguém maior que conheciam.

"Louvado seja o NOME de Deus para todo o sempre;
a sabedoria e o poder a ele pertencem
Ele muda as épocas e as estações;
destrona reis e os estabelece.
Dá sabedoria aos sábios e conhecimento
aos que não sabem discernir.
Revela coisas profundas e ocultas;
conhece o que jaz nas trevas,
e a luz habita com ele.
Eu te agradeço e te louvo,
ó Deus dos meus antepassados;
tu me deste sabedoria e poder,
e me revelaste o que te pedimos,
revelaste-nos o sonho do rei."

(Daniel 2: 20 - 23)

2 comentários:

  1. Show Pri
    isso ae
    Continue estudando a Palavra e compartilhando
    sempre na Palavra
    vamos esperar a terceira parte..rs
    DTA

    ResponderExcluir
  2. Ai Pri!
    obrigada por suas palavras!
    saiba q sao um meio de Deus falar comigo viu!
    te amo!
    estou com saudaes!
    espero voce aki em breve!!
    te amooooo

    ResponderExcluir