segunda-feira, 1 de julho de 2013

Yeshua, a justiça de Deus.




O termo zelota ou zelote (do grego antigo, "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor") significa literalmente alguém que zela pelo nome de Deus. Apesar de a palavra designar em nossos dias alguém com excesso de entusiasmo, a sua origem prende-se ao movimento político judaico do século I que procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu à primeira guerra judaico-romana (66-70). A seita foi estabelecida por Judas, o galileu, que liderou uma revolta contra a dominação Romana no ano 6 d.C., rejeitando o pagamento de tributo pelos israelitas a um imperador pagão, sob a alegação de que tal ato era uma traição contra Deus, o verdadeiro rei de Israel. Foram denominados como zelotas por seguirem o exemplo de Matatias, seus filhos e seguidores, que externaram o seu zelo pela a lei de Deus quando Antíoco IV Epifânio tentou suprimir a religião judaica, assim como o exemplo de Fineias, que também demonstrou o seu zelo no deserto, durante uma época de apostasia (Nm 25:11; Sl 106:30). (...)

Um dos apóstolos de Jesus Cristo é referido como "Simão, o Zelote" (Lc 6:15 e At 1:13), ou por causa de seu zeloso temperamento ou por causa de alguma anterior associação com o partido dos Zelotas. Paulo de Tarso, referindo a si mesmo, afirma que foi um zelote religioso (At 22:3; Gl 1:14), enquanto que os muitos membros da igreja de Jerusalém são descritos como "todos são zelosos da lei" (At 21:20).

(Fonte: www.wikipedia.com.br)



Pedro e Paulo (que muitos cismam em chamar de São Pedro e São Paulo) foram esses caras, pessoas com um zelo extremado, clamavam por justiça. Pedro via na movimentação zelota uma forma de resgatar a identidade do povo judeu, sendo de uma vez por todas livre da opressão romana. Lutava contra os tributos, e contra tudo que pudesse abater a dignidade do seu povo. Paulo, de igual modo, zelava pelas origens desse mesmo povo, sua cultura e suas convicções religiosas, o que, diferente da nossa realidade ocidental, era fundamental para a continuidade do povo.

Eu acordei pensando no que está acontecendo nesses últimos dias no país e lembrei de Pedro, que é inclusive um personagem com quem me identifico em diversos momentos. Pedro era apaixonado por tudo o que acreditava, era capaz de ir até as últimas conseqüências, era intenso. Tinha um sonho de ver seu povo livre do autoritarismo vigente... Tudo isso muito legítimo. Mas quando Yeshua o chamou, ele precisou aprender a deixar essa forma de pensar. Yeshua não alimentou nenhum comportamento seu que denotasse essa ligação ideológica, muito pelo contrário. Talvez Yeshua o tivesse frustrado diversas vezes... Quando Pedro corta a orelha do soldado-polícia, Yeshua cura e põe a orelha de volta. Pedro foi questionado em suas convicções pessoais pelo homem de Nazaré, e até mesmo constrangido diversas vezes na frente das pessoas por dar a resposta “errada” para Yeshua em certas ocasiões. Mas ele queria ser o pescador de homens que aquele cara tinha jurado que faria dele, se simplesmente O seguisse. Yeshua foi crucificado, Pedro o negou diante das pessoas (porque quando as coisas apertam, talvez não se consiga sustentar tão bem uma crença), se arrependeu, encontrou Yeshua de novo, viu Ele subindo aos céus, e obedeceu a orientação de esperar o Espírito Santo.

Ali ele já era outro. Quando o Espírito desceu do céu e se fez operante no meio do povo, Pedro movimentou uma grande multidão. Numa rua estreita, anunciou uma mensagem para mais de 6000 pessoas que passaram a crer no que ele estava proclamando. Ele não pediu que repetisse o que estava sendo dito, pois as línguas das pessoas variavam, então foi privilegiado com uma ação visível do Espírito de Deus. Por dias, esteve com outros, se movendo por uma expectativa espiritual, simplesmente obedecendo uma orientação do Filho de Deus. A vida dele não foi mais a mesma... A partir do livro de Atos, nunca mais ouvimos se relatar um associação de Pedro com a movimentação zelota.

Paulo, por sua vez, defendia a importância do povo judeu e condenava o cristianismo. Como Pedro, era destemido e, mais impressionante do que isso, sabia o que estava fazendo, convencendo muitos de fazerem o mesmo. Era uma verdadeira sumidade no contexto judaico. Mas ficou cego quando viu Yeshua e precisou de um profeta que vivia numa região pobre para que fosse curado e pudesse sair para aprender tudo outra vez... Passou anos entrando no mistério desse Yeshua e passou de perseguidor a perseguido.

Ambos eram líderes, em contextos diferentes. Eram verdadeiros influenciadores. Mas não revolucionaram o mundo oriental da época enquanto Yeshua não passou por eles. Somente quando tiveram uma vida revirada pelo reino dos céus, tiveram autoridade suficiente para serem transtornadores e cumprirem resultados bem sucedidos – que muitas vezes não tinham a ver com o objetivo que eles esperavam ter. Quando eles encontraram aquele "homem", deixaram muita coisa pra trás, inclusive a forma de se fazer as coisas, as lutas que lutavam, as causas que julgavam nobres – e talvez fossem aos olhos de todos nós... Passaram a apanhar sem motivo lícito aparente, provavelmente perderam dinheiro, foram presos, ficaram doentes... Acabou. Eles morreram pra muito do que eles agarraram a vida toda.

Yeshua não entrou na questão judaico-romana, embora fosse um mestre da lei, também não resolveu os problemas da saúde ou do saneamento básico. Se dependesse dEle, estaria interditado o tanque de Betesda, que para as pessoas era a possibilidade de cura física, inclusive... Pessoas debocharam dEle, talvez nem tiveram ouvido falar direito de quem Ele era, questionaram suas origens... Mas em um dia, a terra tremeu e todos reconheceram que aquele era o Filho de Deus. Nada mudou nas estruturas sociais talvez... Mas eles souberam que algo espiritual havia acontecido.

Eu não espero mesmo que todas as pessoas que possam ler este texto venham a entender ou aceitar a forma como estou concluindo as coisas. Mas o que percebo é que só posso manifestar uma voz de autoridade quando minha vida muda dentro, e quando muda com Ele.

Tudo tem a ver com uma vida. Minha vida rege minhas atitudes. E a vida de uma pessoa é vista quando está no poder. Se ela não consegue operar poder com retidão ao ter sido elevada a um cargo de autoridade, isso quer dizer que quando ela não tinha poder, também não era uma pessoa reta. Você seria? Ou faria da função pública uma oportunidade de ajudar seus amigos e familiares como se tivesse ganhado na Mega Sena? Porque é o que, cristãos ou não, fazemos diversas vezes num patamar muito menor...

Aí você me pergunta: então vamos deixar que eles façam o que eles quiserem? Se você quer que seja diferente, existe uma boa alternativa: clamor e humilhação. No clamor, entramos nessa realidade, onde entendemos quais coisas estão erradas. Vamos precisar renunciar não somente a nossa justiça como também nosso desejo de vingança por tanta falta de compaixão com um povo (que muitas vezes é tão corrupto quanto suas autoridades e pode estar cavando o próprio buraco com suas escolhas de vida).

A justiça dEle se difere da nossa. Assim como a vingança dEle poderá ser muito mais assoladora do que nós imaginamos quando Ele decidir executá-la. Não podemos ser soberbos de pensar que temos condições de planejar um veredito melhor que Deus. Todas as autoridades serão julgadas por Ele, assim como aqueles que foram governados por elas. E ainda que não acreditem hoje, como foi com a morte de Yeshua, um dia vão ter que acreditar.

Pedro e Paulo deixaram muita coisa pra trás. Deixaram convicções pessoais, tiveram que engolir coisas que Deus estava fazendo e eles talvez não quisessem acreditar que aquilo fosse divino... Mas isso foi essencial para fazer deles homens espiritualmente relevantes. Hoje, em 2013 d.C., ou em 5773, vivemos conseqüências do que esses homens plantaram. Desfrutamos de direções que facilitam nossa caminhada através de suas cartas às igrejas e a servos, por exemplo. Eles fixaram sentenças espirituais enquanto os tributos continuavam sendo pagos...

Nós vamos deixar muitas vezes ainda que abusem de nós enquanto estivermos buscando tudo com nossa própria justiça. E isso vai permanecer até que entendamos o processo e o caminho correto para se cumprir justiça e se haver retidão no meio de uma nação.



Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 Pedro 1:17-20




Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.
Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.
Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.
1 Pedro 2:12-17



Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.
"Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca".
Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
1 Pedro 2:21-23


Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Hebreus 10:30-37

Nenhum comentário:

Postar um comentário