domingo, 8 de agosto de 2010

O preço.

Discipulado. Estava pensando sobre isso outro dia e fiquei de escrever.

Vou confessar que pra mim sempre foi muito desafiador achar que eu poderia e deveria discipular. Ter pessoas sob minha responsabilidade sempre foi difícil de admitir. Tudo porque pra mim discipular significava abrir mão de mim, do meu tempo, da minha vida para atender o outro.

Bom, acho que eu estava certa. O que mudou nessa história foi descobrir que o discípulo precisa também identificar seu discipulador. Jesus orou toda uma noite para descobrir quem seriam aqueles que se tornariam em seus 12. Mas a eles foi oferecida uma proposta: "Segue-me". E eles precisaram decidir se o fariam ou não. Deixaram rede e barco e o somatório das notas com a lista dos devedores, ou talvez só diminuíram o número de plantões que davam durante a semana para passar tempo com Jesus. Mas eles quiseram.

Os nossos discípulos vão querer passar tempo conosco. Eles verão que é importante ter momentos conosco. Você não os escolherá sozinho. É um encontro que Deus promove de ambos os lados. Eu pelo menos acredito nisso. Bom, os meus medos sobre cuidar de pessoas ainda não passaram, mas eu posso dizer que já provei como é bom instigar pessoas a pensarem além do que elas estão acostumadas, ou verificar que elas nos observam e se identificam com aquele tipo de viver.

Se nós estamos a serviço do Rei, é fato que vamos aborrecer a nós e até os que nos amam, vamos deixar de fazer ou ter coisas dessa terra. Mas vamos transportar isso para pessoas, e isso é bem mais importante. Baseando-me no que Jesus fez, discipular significa compartilhar autoridade - porque Ele deu autoridade aos discípulos para curar enfermos, expulsar demônios e ressuscitar mortos, compartilhar um dia a dia, sem pressão de ensinar alguma coisa, mas simplesmente estando perto, sabendo que isso já é uma ferramenta à disposição dEle, estar perto.

Por fim, Jesus disse que seus discípulos fariam coisas maiores que as que Ele fez. Eu acho de um tremendo senso de paridade de Jesus dizer que aqueles que Ele estaria tornando seus irmãos alguns momentos mais tarde fariam coisas maiores do que Ele, que nos devolveu um Reino e nos fez livres da morte e do pecado. Percebo que Jesus fez com os discípulos o que os pais fazem com os filhos: "eu compartilho o que eu tenho com você porque eu quero que você estenda o que eu sou, o que eu tenho; você conseguirá fazer isso."

Fazer discípulos é multiplicar de uma forma que não conseguiríamos fazer sozinhos. Jesus saiu dessa terra, mas sua forma de viver foi multiplicada e estendida para os mais diversos lugares, lugares onde talvez ele nem tivesse ido. Valores como relacionamento com o Pai, experiências com o Espírito Santo e manifestações do Reino de Deus continuaram acontecendo porque Ele já havia compartilhado daquilo com os que ficaram e continuaram vivendo. Antes dEle ascender aos céus, Ele diz que o Pai lhe deu toda autoridade, nesses mesmos céus e na terra, então naquele momento Ele realiza o envio de seus discípulos para que eles fizessem seus próprios discípulos.

Discipular vai requerer morrer e permitir que outros vivenciem o que vivemos, compartilhar a vida. Discipular não é ensinar princípios somente ou dar estudos bíblicos, mas tornar-se exemplo factível de como aplicá-los. É mostrar que doemos, que sentimos, que sofremos, mas mesmo assim, estamos aí, caminhando. É nos deixarmos revelar para os que nos seguem, e não maquiar as coisas. É chamarmos para orarem com a gente quando as coisas estiverem difíceis de engolir.

É, continuo no desafio de fazer discípulos. Não posso morrer sem eles.

"Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e o Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém."

João 14 e Mateus 28.