quarta-feira, 24 de junho de 2009

Começos. Novos começos.



Estava conversando poucos dias atrás com uma amiga sobre mudanças. Às vezes elas demoram a acontecer, ficamos muito tempo vivendo as mesmas coisas e cansamos... Mas aí também lembramos que ficamos loucos quando tudo muda ao mesmo tempo, perdemos nosso chão e não sabemos por onde começar a viver as novidades! Quase concluímos que as mudanças não podem acontecer todas juntas, senão perdemos os benefícios que elas nos trazem, perdendo tempo preocupados em como viver aquele novo "agora"... Nós dizíamos que queríamos coisas novas pra nós, embora já soubéssemos que elas estão para acontecer...


Pois ontem ela recebeu uma notícia que vai mudar a vida dela e a de muita gente pra sempre. Uma linda notícia! Um novo começo! Um FILHO! Tudo de novo... Uma barriga, roupas novas, um berço, cores pra escolher, presentes das tias corujas, um hospital, fraldas, mamadeira e chupeta, Hipoglos (fundamental..), roupas novas de novo, sapatinhos, papinhas, brinquedos, festas de aniversário, MUITAS fotos, roupas novas de novo, escola, recreio, festa do dia das mães com música e flor, os clááássicos presentes engraçados dos dias dos pais, amiguinhos, artes, roupas novas de novo, doces de sábado à tarde, casa da vovó, pipa e Casa da Barbie, bola, bicicleta e um cãozinho correndo atrás, braço engessado e band-aids, playstation 10 (até lá, né...), ensino fundamental, aula de inglês, balé, judô e natação, roupas novas de novo, ensino médio, aula de piano e violão, surf e maquiagem, roupas novas de novo, faculdade pública ou particular? Aliás, que profissão? "- Ah, filho(a), vc precisa de algo que vc sabe que vai ser para expandir o Reino, com suas habilidades, com o que foi chamado pra fazer..." Aula de francês e alemão! MBA e pós-graduação. Namoros, alguns... E aí, sim, o amor da vida toda, o noivado, a alegria dos amigos de sempre, chá de panela, despedidas de solteiro e casamento! MUITAS fotos de novo! Lua-de-mel e... netos! Tudo novo de novo. Ver o tempo correndo, tanta história... Ver o Reino e o Cristo a quem os pais decidiram servir bem selados e vividos em um coração que, hoje, ainda bate muito rapidinho... Ou provavelmente ainda nem se começou a bater, eu não sei.


UAU! Quantas mudanças em 2 minutos! Que bom que não é assim, as coisas novas duram mais do que um longo parágrafo e vai se curtindo uma porção de cada vez... Vive-se aos poucos.

Qual é a porção que Deus tem reservado para você neste dia? Você precisa saber qual é! Eu acredito que, assim como está sendo com esta linda mãe, Deus faz surgir uma novidade de cada vez, mas é impressionante como ela sempre fará parte de algo que nos mudará pra sempre. Pra sempre.
Ele sempre está disposto a isso. Ele mesmo fez dizerem: Este é o dia que o Senhor JÁ FEZ! Alegremo-nos e regozijemo-nos nele!
Há uma novidade para cada dia. É preciso descobri-la!

Nosso Deus é Deus de mudanças. Sempre surge uma nova cena no meio do caminho da vida com Ele. Em algum momento, Ele virá com uma notícia surpreendente pra você! Em outro, Ele fará tudo sutil e silenciosamente, mas tão eficaz quanto se estivesse fazendo com muito barulho pra todo mundo ouvir. Uma hora você vai notar - ou não, como muitas coisas mudam e você nem percebe. O que importa é que Ele faz e está sempre se movendo assim... Porque é rico em novidades. Tudo que Ele é é novo e demais para nós. Ele é a própria mudança em nós!

Sorva-O todos os dias, e um dia de cada vez. Com liberdade e com vontade. Esta novidade tem todo o prazer e a força que você precisa para este momento. E faz parte do que Ele é em você. Contemple e tome do que Ele é.

Ele é tudo do que precisamos para cada dia, cada minuto, cada batida...

Mudanças, novos começos. Viva eles! Viva ELE!


* Carlinha, vamos viver com tudo o tudo que virá muito rápido!

** Juninho, você será um pai (divertidamente) maravilhoso !!! MUITOS PARABÉNS!


Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está saindo à luz, está surgindo! Vocês não a reconhecem? (...) porque fornecerei água no deserto e riachos no ermos para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor. (Isaías 43:18,19, 21)


E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. (Gênesis 1:31)




domingo, 7 de junho de 2009

FORÇA ! Pra que mesmo???

Tive este insight assistindo a um programa
de TV apresentado por alguém cujo nome, óbvio, não vou falar... Não vamos nos ater a quem, e sim no que deve ser revisto.


Ando reparando com atenção nas menções que tenho ouvido das cartas de Paulo, dessa vez na carta de Filipenses, onde ele encoraja seus irmãos. Inclusive, recomendo que você faça uma breve leitura nos 3 capítulos, para entender minhas colocações a fundo. Leia pelo menos os subtítulos... ¬¬

Ultimamente, em meio aos meus questionamentos sobre o que é ser Igreja e como devo me mover no mundo, me incomoda demais ouvir pregações que motivam os “crentes” a terem fé e “persistirem nos seus sonhos” porque “posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Consigo perceber aí um desvirtuamento da mensagem de Paulo à Igreja.

Não digo isto apenas para criticar alguma coisa, mas com a intenção de buscar o que realmente deva ser a chave do avanço da Igreja. Enquanto pensarmos em nós mesmos, que podemos tudo Naquele que nos fortalece apenas em nossos problemas e projetos, estaremos vivendo uma porção irrisória desta verdade, que não é a razão original da mensagem. De fato, a porção mais insignificante. Estamos deixando tudo o que é de mais importante escorrer pelos nossos dedos. Queremos ser glorificados com Cristo, mas por enquanto não fomos crucificados com Ele. Então, nada feito.

Cada vez mais, vejo que este encorajamento pode ser direcionado somente àqueles que têm suas motivações voltadas para o Reino. Porque era só isso que o apóstolo fazia. Tudo o que ele pensava, sua agenda, as pessoas com quem se encontrava, seus relacionamentos, suas decisões... Sua vida estava toda investida na expansão do conhecimento de Cristo pela Terra, afinal, foi para isso que o Filho o chamou naquele dia de luz forte e cegueira repentina. Nada mais justo do que ele ser glorificado junto com esse mesmo Cristo, já que as aflições estavam sempre tão próximas e ele se dispôs a ir até o final por isso.

“Mas Paulo encoraja uma Igreja que não vivia necessariamente o que ele viveu. Eles também tinham seus problemas do dia-a-dia, como qualquer pessoa”, você pode me questionar assim. Entretanto, vale uma observação... Antes do capítulo 3 existem os capítulos 1 e 2, e eles não falam propriamente de vitória. Paulo toca em assuntos como humildade cristã, a subserviência de Jesus, os sofrimentos para a expansão do Evangelho... QUE FAZEM PARTE DA VIDA DA IGREJA. Se isso não existe pra você, então, me desculpe, você não é a Igreja. E por causa dessas questões é que Paulo era acrescentado de força e esperança, recebendo todo o tipo de consolação para consolar aos outros. Porque ele estava envolvido com uma causa, maior do que ele mesmo e as coisas dele.

Posso encontrar num auditório que ouve este tipo de pregação, em qualquer lugar, uma grande parte de pessoas que têm suas vidas baseadas em buscar forças para sobreviver um dia após o outro, porque são sufocados pela rotina ou problemas deste tempo... Diga-se de passagem, as Escrituras já nos alertavam que não deveríamos nos envolver com as coisas deste mundo. Nos envolvemos tanto que ficamos doentes e vamos para templos resolver ESTES problemas... Querer remédio para sarar uma ferida que não poderia existir deveria ser, no mínimo, constrangedor para nós, não acha? Isto é, com todas as letras, dar motivo para sermos chamados de tolos, incoerentes, indefinidos.

Deste mal Paulo não sofria. Para ele, importava gastar sua vida, fosse fazendo tendas, fosse curando ou pregando, contanto que sua carreira fosse completa, algo que ele não pareceu haver conquistado, segundo sua própria avaliação. E ia com perseverança e certeza.

Queremos promessas atrás de promessas. Buscamos por elas, choramos por elas. Roemos as unhas por elas. “Quando virá? Quando virá?” Buscamos um remediozinho para anestesiar nossa ansiedade, uma morfina religiosa para nos acalmar em meio às vontades de ter uma vida melhor na Terra. Tudo que queremos está aqui e não construímos nada para o que está além desta forma de viver que, aviso, vai passar mais rápido do que se imagina.

Acredito que estamos chegando no tempo de separação. Aí haverá uma distinção entre os que proclamam a Verdade vivendo-a diariamente e os que apenas mencionam a Verdade, como que num devaneio, mas não têm nenhum relacionamento com ela. Filósofos sem causa, como que apenas para ganhar um pão discursando e lutando sobre um ideal de vida que nunca vão conhecer porque estão fundamentados em motivações erradas. Este é o perigo de querer ser glorificado sem tomar sua cruz: nunca conseguir nada de jeito nenhum. Não poderá nada, porque não é isso que Deus fortalece.

“Se esperamos em Cristo só nessa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.“
(I Coríntios 15:19)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Do 0.



Aqui estou eu começando o que já devia ter feito há algum tempo: um blog!

Acho também que essa demora minha tem um pouco a ver com um novo tempo de Deus para a Igreja, de um novo jeito de pensar. Pensar sobre tudo. Sobretudo PENSAR... Revolver as coisas que achamos que estão lá embaixo da nossa boa terra, estabelecendo raízes, quando talvez estejam apenas comendo as nossas verdadeiras origens. Antes, penso que eu não teria muito a acrescentar. Mas entendo que neste momento da minha vida há o que dividir.

Aqui pretendo compartilhar alguns insights que o Espírito de Deus tem me dado, através de observações, de vivências e da leitura das Escrituras. Quem me conhece sabe que é disso que gosto de falar, do entendimento que Deus nos dá acerca de valores, firmando convicções e confrontando outras. A cada dia eu concluo que isto é o mais importante, saber o que Ele pensa, ter suas direções e corresponder a elas em obediência, sabendo que teremos um excelente resultado delas. Sabendo que Ele interfere diretamente na nossa maneira de viver, que é pra Ele, tem que ser.

Espero que você que lerá estes posts sinta liberdade para comentar, perguntar, acrescentar e, por que não, conversar. Vamos crescendo juntos! Este é o tempo para isso. Ele está muito interessado no nosso desenvolvimento.

Senta aí e fica à vontade. ;)